top of page

Ortodontia

Sabe aqueles dentes que às vezes nascem um por cima do outro, ou um ou mais dentes parecem estar tortos? Além da parte estética, o movimento dos dentes pode interferir no encaixe da sua mordida, afetando a sua mastigação e até a sua postura.

​

Ortodontia é a especialidade da odontologia que realiza o tratamento de casos como esse, melhorando a posição dos dentes e ossos maxilares com os famosos aparelhos dentários. Existem vários tipos de aparelho, como os fixos, móveis e até os invisíveis. O uso e modelo deverá ser orientado pelo profissional Dentista que analisa o seu caso.

​

Confira abaixo os tipos de aparelho:

aparelho fixo

Aparelho fixo

O aparelho fixo é o tipo mais comum, sendo ideal para corrigir problemas de mordida ou dentes tortos. Uma vez colocadas nos dentes, as pequenas peças metálicas (bráquetes) e o arco maleável que as interliga realiza uma força de tensão para juntar, separar ou afastar cada um dos dentes. O ajuste de tensão é sempre realizado pelo dentista, de tempos em tempos, conforme a necessidade do seu caso até o ajuste comportado pela sua arcada dentária.

aparelho estético

Aparelho estético

Para muitas pessoas, ter o sorriso metálico não é uma boa opção. Isso ocorre principalmente com os adultos, que têm a preocupação de definir uma boa aparência aos dentes. O aparelho estético foi criado para atender a essa necessidade do mercado. Esse tipo funciona da mesma forma que o fixo, mas com bráquetes feitos de safira, porcelana ou policarbonato em vez de metal, sendo mais próxima da cor dos dentes do paciente.

aparelho autoligado

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado dispensa o uso das borrachinhas tradicionais e funciona tendo como base um tipo especial de bráquete. Essa opção cumpre a mesma função que os outros tipos, no entanto, apresenta características diferentes que o fazem ser melhor do que o original, realizando o tratamento de forma mais rápida e confortável.

aparelho invisível invisalign

Alinhador ortodôntico

O alinhador ortodôntico é um aparelho que atua como substituto aos aparelhos ortodônticos tradicionais, permitindo alinhar os dentes de modo mais discreto. Sem usar fios metálicos ou bráquetes, essa técnica consiste em um jogo de aparelhos semelhantes a moldeiras removíveis e quase invisíveis. Essas moldeiras são conhecidas como alinhadores e devem ser trocadas a cada 15 dias, de acordo com a orientação do ortodontista. Esse tratamento é ideal para tratar desde casos simples até os mais complexos. Todo o procedimento é simulado por meio de um software 3D, sendo possível observar detalhadamente o processo do início ao fim. Dessa maneira, a pessoa já tem uma noção de como ficará o sorriso quando terminar.

Independentemente do tipo, consultar um profissional para fazer a manutenção do aparelho é fundamental.

bottom of page